Conheci a ladainha da humildade há pouco tempo, acho que 1 ano atrás, mas não dei muita importância na época, na minha ignorância achei ela exagerada demais. Mas há duas semanas atrás me encontrei com ela novamente, pois estamos vivendo aqui na minha Paróquia o Jejum de Daniel, e uma das orações propostas para estes 21 dias é esta oração. E já comecei a olhar para ela com outros olhos, realmente eu creio para tudo há um tempo debaixo do céu , até mesmo o tempo determinado de uma oração na nossa vida. Ao observarmos a vida dos santos, podemos constatar que uma das virtudes que acompanham as suas biografias, é a humildade. Mas não uma humildade que a nossa mente consegue conceber, é uma humildade “heróica”, uma humildade que vai além do que podemos imaginar. E Deus ele nos dá oportunidade para colocar em prática aquilo que estamos rezando, e essa semana foi assim, ao receber uma ofensa no direct do Instagram por causa de um post que eu compartilhei nos stories. E eu poderia e teria todo o direito de responder, mas me veio à memória a ladainha e eu aproveitei a oportunidade para ali me assemelhar um pouquinho a Jesus e me calei. Não respondi a ofensa, e como é difícil minha irmã, como é difícil se manter calada. Fiquei muito mal, nem consegui dormir direito, mas eu rezei, e Jesus, o doce Jesus e sua mãe santíssima me deram a serenidade para o dia seguinte.
Somente a oração é capaz de fazer isso por nós. Eu por mim mesma, não teria me calado. Mas a cada dia, podemos escolher viver essa via, a via da humildade vivida pela Virgem Maria, “a humilde serva do Senhor”, onde o próprio anjo revela que Ela encontrou graça diante de Deus, “porque Ele olhou para a humildade de sua serva”. O silêncio, a pobreza de espírito, a pureza de coração, a dependência de Deus, o considerar-se pequena, o abandonar-se a vontade do Pai, é nessa trilha que conseguiremos chegar à semelhança de Cristo Jesus, e também assim como Maria, acharemos graça diante do Senhor. Essa é a trilha dos santos.
LADAINHA DA HUMILDADE
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos.
Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos.
Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser esquecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser ridicularizado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser escarnecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser injuriado, livrai-me, Jesus!
Que os outros sejam mais amados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam mais estimados do que eu – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo! Que os outros possam crescer na opinião do mundo e que eu possa diminuir – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que aos outros seja concedida mais confiança no seu trabalho e que eu seja deixado de lado – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam louvados e eu esquecido – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu pelo menos me torne santo como puder – Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!
São José, protetor das almas humildes, rogai por nós!
São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo, rogai por nós!
Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade, rogai por nós!
ORAÇÃO: Ó Deus, que, por meio do ensinamento e do exemplo do Vosso Filho Jesus, apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça (cf. Tg 4,6) e como início de todas as outras virtudes – caminho certo para o Céu – concedei-nos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a mais humilde e mais santa de todas as criaturas, aceitar agradecendo todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por N. S. J. C. que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deixe um comentário